quinta-feira, 29 de maio de 2014

Diabetes



Sinais e sintomas

Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:

Muita sede;Vontade de urinar diversas vezes;
Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);Fome exagerada;Visão embaçada;Infecções repetidas na pele ou mucosas;
Machucados que demoram a cicatrizar;Fadiga (cansaço inexplicável);Dores nas pernas por causa da má circulação.

Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior frequência no diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés. Portanto, é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade.

Como surge o Diabetes


A) O diabetes pode ser hereditário?

Antes de tudo, é importante conhecer os dois tipos mais comuns. O primeiro deles é o diabetes tipo 1, responsável por aproximadamente 10% dos casos. Ele se caracteriza pela falência total, ou quase total, na produção de insulina pelo pâncreas. Acredita-se que fatores genéticos possam estar envolvidos no processo que leva a este quadro. Parentes de primeiro grau de pacientes com diabetes tipo 1 (irmãos, pais, filhos, etc) correm maior risco de desenvolverem diabetes (também tipo 1) do que os demais.

A forma mais comum, a do tipo 2, é responsável por aproximadamente 90% dos casos. Neste caso o pâncreas produz insulina, mas o corpo não a utiliza de forma adequada. Este grupo de pacientes tem importante componente hereditário. Portanto, uma pessoa que tem histórico familiar de diabetes tipo 2 tem maior propensão a desenvolver este quadro.

B) Ele pode ser ocasionado por razões emocionais?

Não. O que podemos observar é um aumento dos níveis glicêmicos, em resposta ao stress emocional, em indivíduos já com diabetes ou propensos à doença. Nesta situação, são liberados alguns hormônios que tem a capacidade de elevar a glicose.

C) O uso constante de bebidas alcoólicas pode provocar o diabetes?

Sim Existe um tipo de diabetes decorrente do uso de bebida alcoólica de forma crônica. Isto pode levar a um quadro de pancreatite e eventual destruição das células beta pancreáticas (local de produção da insulina). Vale lembrar que, mesmo nos casos em que o álcool não foi o causador direto do diabetes, seu uso excessivo pode levar ao descontrole da glicose.

D) A incidência do diabetes é maior entre pessoas que consomem muito açúcar?

Não. O uso de açúcar não causa diabetes. No entanto, é importante frisar que o açúcar é totalmente contra-indicado para indivíduos com diabetes, uma vez que pode levar a grandes elevações nos níveis de glicose circulante.

E) Doenças infecciosas podem influenciar no surgimento do diabetes?

Algumas doenças infecciosas, tais como rubéola e caxumba, podem colaborar no desencadeamento do processo que leva ao diabetes tipo 1.

F) A obesidade pode levar ao aparecimento do diabetes?


A obesidade é importante fator de risco para o diabetes tipo 2. O excesso de peso, sobretudo em pessoas com histórico familiar de diabetes tipo 2, aumenta de forma significativa o risco de surgimento desta disfunção. Indivíduos com estas características podem diminuir o risco em mais de 50%, caso modifiquem hábitos alimentares, percam peso e pratiquem atividade física sistemática. Cerca de 85% das pessoas com diabetes tipo 2 apresentam excesso de peso ou obesidade.

G) No casamento entre pessoas com diabetes, qual a probabilidade dos filhos nascerem com a disfunção?

A probabilidade de aparecimento de diabetes já no nascimento, ou nos primeiros dias de vida, é muito pequena quando os pais têm diabetes tipo 1 e não existe nos tipo 2.

H) Em que idade e sexo há maior incidência?


  • Diabetes tipo 1: ocorre igualmente em pessoas do sexo masculino e feminino. O pique de incidência é na infância (sobretudo entre 4 e 6 anos de idade) e na puberdade (especialmente entre os 11 e os 16 anos).

  • Diabetes tipo 2: as mulheres têm discreto predomínio no número de casos deste tipo de diabetes, talvez justificado pela maior prevalência de obesidade neste sexo. Ocorre, sobretudo, a partir dos 40 anos de idade.

I) Uma vida sedentária favorece o aparecimento do diabetes?

Diversos estudos têm comprovado que, em indivíduos com predisposição para o diabetes, a atividade física sistemática pode ajudar na prevenção, além de auxiliar na manutenção do peso ideal. Caminhadas de 30/60 minutos por dia, três a quatro vezes por semana, ou até mesmo natação, ginástica, hidroginástica, entre outras atividades aeróbicas, são muito importantes nestas situações

Nenhum comentário: