quinta-feira, 30 de abril de 2015

Panqueca de frango com molho branco

Panqueca de frango com molho branco


Panquecas:

- xícara medida de 240ml

1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos grandes
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (chá) de sal



Recheio:

400g de peito de frango cozido e desfiado
3 dentes de alho picadinhos
1 cebola grande picadinha
2 tomates sem pele e sem sementes picados
sal e pimenta do reino a gosto
cheiro verde picado

Molho Branco:

5 xícaras de leite
6 a 8 colheres (sopa) rasas de amido de milho
1 xícara de queijo parmesão do bom ralado (½ xícara no molho e ½ xícara para polvilhar)
uma pitada de noz moscada
sal a gosto


Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Aqueça bem uma frigideira pequena teflonada em fogo médio. Unte levemente com óleo com ajuda de um guardanapo de papel e despeje uma porção de massa espalhando bem e rapidamente (para uma frigideira de 20cm, coloquei ½ concha de massa). Quando mais fina conseguir esticar, melhor! Espere a massa secar e soltar as beiradas para virar com cuidado e terminar de dourar do outro lado.
Coloque a massa pronta sobre um prato e continue a preparar as panquecas. Vá empilhando as panquecas uma em cima da outra para que, com o vapor, permaneçam macias. Repita o processo até acabar a massa, sempre passando o guardanapo umedecido com óleo a cada panqueca. Eu consegui 14 panquecas.

Para o recheio, refogue o alho em um bom fio de óleo. Junte a cebola e deixe até ficar transparente. Acrescente o frango e os tomates e tempere levemente com sal. Refogue até os tomates derreterem. Corrija o sal se necessário e tire do fogo. Quando amornar, junte o cheiro verde.

Para o molho branco, coloque tudo numa panela (reservando metade do queijo para gratinar) e leve ao fogo médio/baixo mexendo sempre até engrossar.

Montagem, espalhe uma fina camada de molho branco no fundo de um refratário grande (21x30cm). Coloque cerca de 2 colheres de sopa de recheio no meio da panqueca e enrole bem apertadinho. Vá enfileirando no refratário. Cubra tudo com o restante do molho branco e polvilhe o queijo ralado reservado. Leve para gratinar em forno preaquecido a 230˚C até dourar a superfície. Sirva em seguida.

Nenhum comentário: