sábado, 7 de junho de 2014

5 Alimentos para Fortalecer o Sistema Imunológico



O nosso sistema imunológico é responsável por manter as doenças afastadas. Podemos imaginar que ele funciona como um exército cujo papel é proteger o corpo humano contra microrganismos prejudiciais. Assim, quanto mais forte está a imunidade, menores são as chances de contrairmos problemas de saúde. E a melhor maneira de fortalecer o sistema imunológico é através da alimentação. Veja uma lista de alimentos essenciais!

1. Aveia

O cereal contém vitaminas E e do complexo B, fibras e ácido linoleico. Esses componentes atuam diretamente no sistema imunológico, tornando-o mais forte. O ideal é comer 150g da farinha, farelo ou aveia em flocos para garantir os benefícios.

2. Chá Verde
A vitamina K e os polifenólicos encontrados na erva são os grandes responsáveis pelo efeito benéfico do chá. Eles funcionam como antibióticos naturais, inibindo a ação das bactérias em nosso organismo. Assim, o consumo do chá derivado da Camellia sinenis evita que a imunidade fique baixa.

3. Castanha do Brasil
Dois minerais presentes na castanha garantem o bom funcionamento do sistema imunológico: o selênio e o zinco. O selênio é antioxidante e melhora os processos de cicatrização. Já o zinco ajuda na prevenção de resfriados e gripes. A recomendação é de 2 unidades de castanha por dia.

4. Frutas Vermelhas
Amora, morango, framboesa e mirtilo são frutas menos consumidas no Brasil, mas ricas em benefícios para a saúde. Elas são fonte de ácido elágico, uma substância que tem ação anti-inflamatória e anticancerígena. Além disso, o mirtilo (ou blueberry) melhora as funções cerebrais na terceira idade. A dose diária deve ser de 400g.

5. Iogurte
O iogurte é um alimento probiótico, que contém microrganismos benéficos para os seres humanos. Essas bactérias boas facilitam a absorção de nutrientes durante a digestão, atuam no controle do colesterol e previnem alguns tipos de câncer. A dica é tomar 200g de iogurte diariamente, dando preferências para os mais naturais.

Nenhum comentário: