terça-feira, 1 de julho de 2014

Lombo recheado com ameixa (p/ congelar)





Ingredientes:

1 lombo de cerca de 1 1/2 quilo
2 dentes de alho
sal e pimenta do reino a gosto
suco de 1 limão
3 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de chá de alecrim



Recheio:

400 g de presunto (defumado ou comum)
100 g de ameixas pretas sem caroço

Misture todos os ingredientes do tempero.
Faça um corte no sentido do cumprimento do lombo, sem separar as duas partes e abra, transformando-o num bife grosso. Passe parte do tempero na parte de dentro da carne e recheie com uma camada de presunto e as ameixas. Feche o lombo e amarre-o com um barbante ou linha grossa. Passe o tempero pelo lado de fora. Deixe-o descansar por 2 horas.

Coloque-o numa assadeira coberta por papel alumínio e leve-o a assar por 1 hora e meia. Retire o papel de alumínio e deixe-o dourar no forno até que adquira um dourado escuro.

Deixe esfriar, enrole o lombo num plástico filme, bem coberto e leve ao freezer. Coloque uma xícara de chá de água na assadeira em que assou o lombo, leve-a ao fogão e deixe ferver para retirar um molho com o que ficou na assadeira. Coloque este caldo numa vasilha apropriada, deixe esfriar e congele.

Na véspera de usar, retire-o do freezer, coloque na geladeira ainda embrulhado, deixando para desembalar no dia seguinte.. Uma horas, antes da refeição em que for servir, leve o lombo ao forno e aqueça. Coloque o caldo reservado numa panela, engrosse-o com 2 colheres de chá de amido de milho e regue a carne, já fatiada, com o molho.Se quiser, coloque 1/2 lata de milho verde no molho.

Sirva com Farofa tradicional à brasileira e Arroz do jeitinho que vc desejar.

Nenhum comentário: