Bacalhau com Arroz a Portuguesa
Para 10 a 12 pessoas
Ingredientes do bacalhau:
1 kg de bacalhau tipo Porto dessalgado e limpo
400 g de arroz
6 cebolas medianas cortadas em rodelas de meio centímetro de grossura
150 g de manteiga
2 colheres cheias das de sopa, de pão ralado fino
6 ovos cozidos
purê de tomate
azeite
pimenta moída
Ingredientes do Arroz:
400g de arroz
50g de manteiga
2 vezes o volume de arroz de caldo de bacalhau
1 cebola mediana
sal
pimenta moída
Modo de preparar:
Pega-se o bacalhau depois de dessalgado e cozinha-se por 15 minutos sem ferver.
Retirar o bacalhau, guardar o caldo para preparo do arroz e depois limpar o bacalhau, tirando a pele e as espinhas, e dividir em lascas. Ao mesmo tempo prepara-se o arroz: colocar a manteiga e a cebola na panela de preparo do arroz. Depois de alourar a cebola, derrama-se o arroz, mexendo com uma colher de pau até o arroz começar a aloirar; junta-se o caldo de bacalhau quase fervendo que deve ter duas vezes o volume do arroz o sal e a pimenta a gosto. Deixar ferver sem mexer até o arroz ficar cozido. Como variante pode-se cozinhar 600g de ervilha em água e sal e se misturar
com o arroz. Preparam-se também as cebolas cortadas às rodas,desmanchando estas, temperando-as com sal fino e pimenta, passando-as por farinha e fritando-as em frigideira no azeite bem quente até ficarem louras e secas.
Ao purê de tomate dá-se uma fervura ligeira, incrementando com tempero de sal e pimenta. Estando tudo pronto, pega-se uma travessa funda, alternando em camadas, começando por uma camada de arroz, por cima uma de cebolas e outra de bacalhau, sendo este coberto com o purê de tomate, ficando a última também de arroz, isto é, dispõem-se em quantidades de modo a fazer quatro camadas de arroz, três de bacalhau, três de cebola frita e três de purê de tomate indo ao forno pré aquecido.
Por fim, ao servir, deita-se por cima o pão ralado que numa frigideira se fez absorver a manteiga por uns segundos, decorando com os ovos cozidos cortados em rodelas ou em quatro pedaços. Acompanha vinho branco bem seco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário